MOVIMENTO ZEITGEIST
(movimentozeitgeist.com.br)
(movimentozeitgeist.com.br)

SOBRE
O Movimento Zeitgeist não é um movimento político. Ele não reconhece nações, governos, raças, religiões, credos ou classes. Nossos entenderes nos levam à conclusão de que essas distinções são falsas e ultrapassadas, e estão longe de ser fatores positivos para o verdadeiro potencial e crescimento humanos coletivos. Suas bases estão na divisão do poder e estratificação, e não na união e igualdade – nossos objetivos. Embora seja importante compreender que tudo na vida é uma progressão natural, devemos também reconhecer o fato de que a espécie humana tem a capacidade de retardar drasticamente e paralisar o progresso através de estruturas sociais obsoletas, dogmáticas e, por conseguinte, em desarranjo com a própria natureza. O mundo que vemos hoje, cheio de guerras, corrupção, elitismo, poluição, pobreza, epidemias, abusos aos direitos humanos, desigualdade e crime, é o resultado desta paralisia.
Este movimento tem a ver com a conscientização em defesa de um progresso evolucionário fluido, tanto pessoal como social, tecnológico e espiritual. Ele reconhece que a espécie humana está num caminho natural para a unificação, oriundo de um reconhecimento comunal de compreensões fundamentais e quase empíricas de como a natureza funciona e de como nós, enquanto humanos, nos encaixamos/somos parte deste desdobramento universal que chamamos de vida. Embora esse caminho exista, ele infelizmente está obstruído e é desconhecido pela grande maioria dos seres humanos, que continuam a perpetuar modos de conduta e associações ultrapassados e, portanto, degenerativos. É essa irrelevância intelectual que o Movimento Zeitgeist espera superar por meio da educação e de ações sociais.
O objetivo é revisar nossa sociedade mundial de acordo com o conhecimento atual em todos os níveis, não apenas conscientizando sobre as possibilidades sociais e tecnológicas que muitos foram condicionados a pensar serem impossíveis ou contra a “natureza humana”, mas também para fornecer meios de superar esses elementos que perpetuam estes sistemas obsoletos na sociedade.
Uma importante parceria, da qual se originam muitas das ideias deste movimento, vem de uma organização chamada “Projeto Venus”, dirigida pelo engenheiro social e projetista industrial Jacque Fresco. Ele trabalhou por quase toda a sua vida para criar as ferramentas necessárias para auxiliar na concepção do mundo que poderia eventualmente erradicar as guerras, a pobreza, o crime, a estratificação social e a corrupção. Suas ideias não são radicais ou complexas. Elas não exigem uma interpretação subjetiva durante a sua formação. Nesse modelo, a sociedade é criada como um espelho da natureza, com as variáveis predefinidas, inerentemente.
O movimento em si não é uma construção centralizada.
Não estamos aqui para conduzir, mas para organizar e educar.
Não estamos aqui para conduzir, mas para organizar e educar.

História
Zeitgeist: do alemão "espírito da era". É a "cara" do momento, os valores de dado período de certa sociedade. Pode ser também interpretado como o senso comum da época em questão.
Movimento Zeitgeist: quando o termo movimento se junta ao termo zeitgeist, implica uma ação social para a mudança dos valores, da cultura, do senso comum e dos comportamentos de dada sociedade em determinado momento. No caso, como trata-se do mundo, esta sociedade é a humanidade toda. E o período é o nosso presente.
Inspirado nessa expressão, em 2007 o músico e cineasta Peter Joseph produziu o documentário Zeitgeist: The Movie, denunciando, dentre outros aspectos, o sistema monetário como suposto responsável pela manutenção das mazelas e conflitos sociais. A repercussão do filme foi tamanha que chamou a atenção de Jacque Fresco, engenheiro social responsável pelo desenvolvimento do Projeto Vênus, que apresenta uma nova proposta de organização social, a economia baseada em recursos, como alternativa para superar o modelo monetário. Este projeto propõe a aplicação da tecnologia e do método científico para o gerenciamento inteligente dos recursos do planeta.
Aliando o caráter conscientizador de seu trabalho aos ideais do Projeto Vênus, em 2008, Peter Joseph lançou Zeitgeist: Addendum, indicando no final do documentário um meio de conectar todos que se interessavam na proposta de mudanças nos paradigmas sociais. Conforme o documentário foi conquistando público ao redor do mundo, mais e mais interessados se cadastravam no site global com o intuito de participarem voluntariamente do processo de mudança. Em dois anos, ultrapassava-se o impressionante número de meio milhão de inscritos no site.
No Brasil, embora houvesse algumas iniciativas independentes, o movimento iniciou seus esforços oficialmente em 2010, com o lançamento do site nacional. Aos poucos, os grupos locais foram se organizando e reuniões/eventos em prol da divulgação das ideias propagadas nos filmes Zeitgeist: Addendum e Zeitgeist: Moving Forward se tornaram cada vez mais freqüentes. Assim, o Movimento Zeitgeist tem se firmado como uma organização que conecta voluntários do mundo inteiro visando promover a defesa da sustentabilidade total, através da realização de ativismo comunitário e ações de conscientização.

(textos retirados de: movimentozeitgeist.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário