Visitantes

contador grátis

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

APRESENTAÇÃO

Este é um projeto experimental, que teve início há vários anos e que caminha como planejado: lenta mas determinadamente. Em um mundo em crise como é esse nosso, no qual o ser humano perde cada vez mais suas referências, no qual ele se torna cada vez mais e mais fragilizado em frente aos modismo históricos e culturais que surgem, é fundamental que existam aqueles que se posicionem à favor das artes, do conhecimento, da educação, da justiça social e da valorização da vida em geral, especialmente da vida humana.


Escolhemos este nome ("Vila Humanista") por um motivo simples mas muito significativo, por termos como referência a tendência intelectual surgida após a Idade Média, que superou o fanatismo e a ignorância generalizada daquele período. Como uma era de revolução ideológica e comportamental, na qual o ser humano presenciou um renascimento da ampla valorização das artes e da ciência, não poderíamos de admirar e homenagear essa época, e por isso a referência que fazemos no próprio nome no blog.


Estamos aqui, portanto, com a esperança de podermos oferecer uma pequena mas importante contribuição. O conhecimento é uma arma poderosa, e apenas através do seu uso - em conjunto, é claro, com o desejo de tornar o mundo um lugar melhor - poderemos fazer alguma transformação positiva em nossa sociedade. Que a internet sirva então como um meio de disseminar valores e idéias importantes ao ser humano de nosso tempo.


O material aqui reunido é produzido por membros do projeto e de colabores de movimentos sociais e culturais da nossa cidade. Textos, poesias, imagens... tudo o que se encontra aqui reunido, além de serem originais, são também uma maneira de nos posicionarmos contra a cultura vigente de culto ao consumo, de afirmação extremada da individualidade e do uso do conhecimento (da tecnologia) como meio de afirmação econômica. O esforço é antigo, mas o formato é novo, e agora reúne tanto o material em si - exposto aqui - como também um espaço físico, onde o grupo e os interessados poderão se encontrar e trocar idéias, experiências e aprendizado. Como já foi dito: "sendo uma pessoa íntegra você pode até não solucionar os problemas da sociedade, mas será um canalha a menos na face da Terra"! E nós aqui ainda complementamos: sim, sendo íntegro e ético você fará do planeta um lugar melhor, melhor para aqueles que lhe conhecem e vêem seu exemplo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário